Sobre o Colóquio

Colóquio Internacional
Os Mil Nomes de Gaia: Do Antropoceno à Idade da Terra
De 15 a 19 de setembro de 2014
Local: Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro

Realização:
Departamento de Filosofia da PUC-Rio
PPGAS do Museu Nacional – UFRJ

Há um sentimento crescente na cultura contemporânea de que a “humanidade” e o “mundo” — a espécie e o planeta, as sociedades e seus ambientes, mas também o sujeito e o objeto, o pensamento e o ser — entraram, já faz algum tempo, mas apenas agora com uma evidência cada vez mais difícil de ignorar, em uma conjunção cosmológica nefasta, associada frequentemente aos nomes controversos de Antropoceno e Gaia. O primeiro termo designaria um novo tempo, ou antes um novo conceito e uma nova experiência da temporalidade, nos quais a diferença de magnitude entre a escala da história humana e as escalas cronológicas da biologia e das ciências geofísicas diminuiu dramaticamente, senão mesmo tendeu a se inverter, com o “ambiente” mudando mais depressa que a “sociedade” e o futuro próximo se tornando, com isso, cada vez mais imprevisível e ominoso. O segundo, “Gaia”, nomearia uma nova maneira de ocupar e de imaginar o espaço, chamando a atenção para o fato de que nosso mundo, a Terra, tornado, de um lado, subitamente exíguo e frágil, e, de outro lado, suscetível e implacável, assumiu a aparência de uma Potência ameaçadora que evoca aquelas divindades indiferentes, imprevisíveis e incompreensíveis de nosso passado arcaico. Imprevisibilidade, incompreensibilidade, sensação de pânico diante da perda do controle, e talvez mesmo de perda da esperança: eis o que são certamente desafios inéditos para a orgulhosa segurança intelectual e o destemido otimismo histórico da modernidade. O título do colóquio, Os Mil Nomes de Gaia: do Antropoceno à Idade da Terra, faz assim referência a estes dois conceitos emblemáticos dentro do que chamaríamos de pensamento contemporâneo da crise.

Leia o Position Paper completo aqui

14 Respostas para “Sobre o Colóquio

  1. O colóquio vai ser gravado e disponibilizado no youtube, vímeo, etc?

    • Olá, Tom. Sim, divulgaremos as palestras gravadas e também teremos transmissão do evento online. Mas pedimos por favor que aguarde, pois em breve estas informações estarão disponíveis com mais detalhes aqui no blog.

  2. E aí , pessoal,
    alguma informação de como vamos assistir online o colóquio com vocês?
    Tem muita gente aqui de São Paulo esperando por isso.
    camila.

  3. Claudia de Lima Costa

    Aqui em Florianópolis também estaremos seguindo a conferência online!

  4. Ana Helena Gomes

    Quero estar presente. Sou jornalista, me interesso particularmente pelas questões ambientais do planeta, como devo proceder para participar do evento?
    Att.

    Ana Helena Gomes

    • Oi, Ana Helena. Obrigada pelo interesse! As inscrições prévias já se esgotaram, porém haverá inscrição por ordem de chegada no local do evento, como forma de ocupar eventuais lugares vagos (já que alguns inscritos podem acabar não comparecendo). Então você pode aparecer lá na hora e tentar uma vaga. Além disso, haverá transmissão online, cujo link divulgaremos no dia 15, início do evento. Assim, ainda tem muita chance de acompanhar as discussões!

  5. Claudio Pinheiro

    Caros organizadores, sou diretor do Programa Sephis e gostaria de um endereço de email para entrar em contato com vocês, por gentileza. Obrigado.

  6. Oi, não há transmissão on line?

    • Oi, Erik. Lamentamos que tenham ocorrido problemas técnicos na transmissão. Iremos divulgar as palestras em breve, mas não temos ainda uma data definida. Você pode “seguir” o blog para ser avisado quando elas estiverem disponíveis, ok?

  7. Boa tarde,

    Não pude participar porque soube apenas depois desta brilhante iniciativa. Gostaria de saber se irão disponibilizar as palestras e onde?

    Grata,
    Gabriela
    bal@uol.com.br

  8. Flora Dias Cabalzar

    Ola. Perspectivas?
    (para disponibilizar as palestras? em breve?)
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s